Seja bem-vindo (a) ao blog do Grupo Itu Tintas!!

Seja bem-vindo (a) ao blog do Grupo Itu Tintas!!

Pesquisar no blog

Assuntos

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

5 dicas do que NÃO fazer na hora da pintura





Tudo bem gente? Neste post de hoje vamos dar dicas pra vocês do que NÃO se deve fazer durante a pintura da sua casa!

Resolveu pintar? Quer economizar um dinheirinho e fazer você mesmo? Ótimo! Mas é preciso tomar alguns cuidados pra não transformar aquilo que deveria ser fácil em um verdadeiro desastre, e no final acabar gastando mais do que se tivesse contratado um profissional para fazer. 


1° DICA: NÃO COMECE O PROCESSO DE PINTURA SEM ANTES LER O QUE DIZ NA EMBALAGEM


No rótulo está especificado tudo o que você deve saber sobre o produto que será usado, diluição, aplicação, rendimento e tempo de secagem. Tudo isso influencia no resultado final da sua pintura, então antes de começar NÃO deixe de ler o rótulo do produto.


2° DICA:  NÃO PINTE SOBRE REBOCO NOVO ANTES DE NO MÍNIMO 28 DIAS DO PROCESSO DE CURA





Devemos aguardar o tempo de cura do reboco novo, que deve ser no mínimo 28 dias. Os produtos utilizados na massa do reboco como cal, cimento, água e areia se interagem numa reação química liberando substâncias no fenômeno carbonatação que é extremamente nocivo ao filme da tinta, provocando a destruição da película se não respeitado o tempo de cura. Aguardando o período de cura, vamos iniciar a nossa pintura.O problema de desagregamento na pintura é comum e pode envolver a película da tinta e o substrato, destruindo ou descascando-a e tornando pulverulento o reboco. Isso ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse curado. A carbonatação (cura) do reboco se dá pelo processo de reação do gás carbônico, com óxidos metálicos provenientes do mesmo.


3º DICA:  NÃO PINTE ANTES DE PREPARAR A SUPERFÍCIE DA PAREDE

 

Antes de receber a tinta, a superfície da sua parede precisa estar bem preparada! Isso significa que a parede tem de estar uniforme, limpa e seca, sem imperfeições, pó ou até mesmo brilho, preparar a parede para a pintura é fundamental pra você ter um bom resultado e evita que surjam problemas depois.
Comece observando como está a parede. Veja se ela está suja, se tem mofo, se há tinta descascando, se está esfarelando e se tem trincas ou buracos, lixar a parede e retirar o pó com vassoura de pelo e pano úmido antes de pintar. Isso é básico. Do contrário, a tinta pode descascar depois, então lixe! Lixa foi feita pra lixar.
  • Se a parede tiver manchas ou graxa, deve ser lavada com água e sabão neutro.
  • Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
  • Se tiver tinta descascando, se tinha textura, adesivos ou papel de parede, o pintor deve lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
  • Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo de novo.


4° DICA: NÃO APLICAR MASSA CORRIDA PVA EM ÁREAS EXTERNAS, MOLHÁVEIS OU ÚMIDAS



    Por ser resistente à umidade, a massa acrílica é indicada para ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha. Ela é a melhor opção também para áreas externas e fachadas de casas e prédios, justamente por apresentar maior durabilidade, mesmo sendo exposta às intempéries, a massa corrida PVA, por sua vez, não é resistente à umidade. Por isso deve ser utilizada em ambientes internos e secos, como quartos e salas. 


5° DICA: NÃO APLICAR TINTA SOBRE SUPERFÍCIES COM UMIDADE OU MOFO

umidade na parede decorre de diferentes causas, e há medidas preventivas para cada uma delas, por isso é necessário descobrir exatamente a causa dessa umidade pra que seja corrigida da maneira correta, ao contrário do que a maioria pensa, tinta não resolve esse tipo de problema, por mais que aparente ter resolvido no começo, o problema logo mais retornará.







É isso aí pessoal, esperamos que vocês tenham gostado das nossas dicas, e vamos lá... Bora pintar! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário